ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 2 de julho de 2026

Prefeitura inicia obras de pavimentação na estrada da Água da Glória, em São João do Ivaí

O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura acompanhou na manhã desta quinta-feira (02) o início das obras de asfalto na Estrada da Água da Glória, que receberá investimento de R$ 7 milhões por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. A melhoria é considerada estratégica pela administração municipal por atender moradores, produtores rurais, visitantes e também integrar um projeto maior de desenvolvimento turístico e ambiental do município.

O prefeito destacou que a obra faz parte de um planejamento para melhorar as estradas rurais de maior movimento em São João do Ivaí. “Realmente aqui é uma grande obra, são R$ 7 milhões na Estrada da Água da Glória. Temos muitos moradores que dependem dela para acesso e também existe um planejamento turístico para esta região”, frisou. 


Hidek também lembrou que a administração aguarda outros convênios para avançar em novas frentes, incluindo a estrada da Prainha, com cerca de cinco quilômetros, além de um trecho cadastrado junto à Itaipu. Segundo o prefeito, a intenção é dar continuidade ao trabalho de melhoria nos acessos mais importantes da área rural.


A estrada da Água da Glória  está inserida no planejamento ligado à proposta de criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA), envolvendo estudos sobre as riquezas naturais do Rio da Bulha e do Rio Ivaí.


O prefeito explicou que o município pretende usar esse potencial para fomentar o turismo de natureza, lazer e aventura. “A APA foi um dos projetos para fomentar o turismo. Assim como Lunardelli fomenta o turismo religioso, nós também queremos fomentar o turismo de lazer e de aventura, aproveitando a nossa riqueza, que é o Rio Ivaí”, disse.


Entre as ações previstas, a administração estuda a implantação de uma rampa náutica para facilitar o acesso ao Rio Ivaí. A proposta também busca valorizar a região da Prainha e do Porto Luar, que recebem grande movimentação, principalmente em períodos de verão.


Hidek afirmou ainda que a criação da APA pode contribuir para a preservação ambiental, fortalecimento do turismo e atração de pesquisadores e estudantes, especialmente diante dos estudos relacionados a espécies encontradas na região. “Vai proporcionar que cientistas, pesquisadores e estudantes tenham acesso ao Rio Ivaí, além de gerar maior proteção ao rio. Estamos empenhados na aprovação dessa APA”, destacou.

Outro ponto citado pelo prefeito é a possibilidade de São João do Ivaí passar a receber ICMS Ecológico no futuro. Atualmente, segundo ele, o município não conta com esse recurso. A expectativa é que, com a estruturação ambiental, os valores possam ser aplicados diretamente em ações de proteção ao meio ambiente.



CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SANEPAR | GOVERNDO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL