A formação de um ciclone extratropical deve provocar mudanças no tempo na Região Sul a partir desta quarta-feira (5), com previsão de temporais, chuva volumosa, granizo e rajadas de vento.
Segundo o Meteored, uma área de baixa pressão começará a atuar sobre a região, favorecendo pancadas isoladas de chuva ao longo da quarta-feira.
A previsão indica que o sistema poderá se intensificar e formar um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai na quinta-feira (6).
Com a intensificação, uma frente fria deverá avançar sobre o Sul do Brasil, impulsionada por um corredor de umidade vindo da região amazônica.
A combinação dos sistemas aumenta o risco de tempestades severas entre a tarde e a noite de quinta-feira. As instabilidades poderão continuar durante a madrugada e a manhã de sexta-feira (7), atingindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Também há possibilidade de rajadas de vento próximas aos 100 km/h, com risco de quedas de árvores, destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e danos em estruturas.
A orientação é para que a população acompanhe os alertas dos órgãos meteorológicos e da Defesa Civil.
Fonte: Massa News e NH Notícias
Edição: Canal HP

