Um sonho que começou com a convocação em 2025 está prestes a ganhar novos ares para a estudante Maria Helena Mendonça Pinheiro. Representando o Colégio Estadual de Arapuã, ela embarca na próxima quinta-feira, 3 de setembro, para o Canadá, onde permanecerá durante seis meses por meio do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná.
Maria Helena terá como destino Newfoundland (Terra Nova). Durante o período no exterior, a estudante terá a oportunidade de frequentar uma instituição de ensino canadense, aperfeiçoar o inglês e vivenciar de perto uma nova cultura e realidade educacional.
A viagem faz parte da maior edição já realizada do Ganhando o Mundo. Em 2026, o programa selecionou 2 mil estudantes da rede pública estadual para cursarem um semestre letivo em cinco países de língua inglesa: Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Austrália. Somente o Canadá receberá mil estudantes ao longo da edição.
Para Maria Helena, além da oportunidade acadêmica, a viagem representa uma experiência que ficará marcada para toda a vida. Ela levará consigo o nome do Colégio Estadual de Arapuã e também representará o município durante os seis meses no Canadá.
A expectativa também toma conta da família. A mãe, Fernanda Mendonça Lopes Botini, conta que todos estão orgulhosos com a conquista da estudante e com a oportunidade proporcionada pelo programa.
Para a família, a expressão que dá nome ao projeto nunca fez tanto sentido: o orgulho agora é de ver Maria Helena, literalmente, “ganhando o mundo”.


