São João do Ivaí sediou, no último sábado (17), um encontro de maestros do Vale do Ivaí para discutir calendários, compartilhar experiências e planejar ações voltadas ao fortalecimento das bandas e fanfarras da região. Os participantes foram recebidos pela diretora municipal de Cultura, Patrícia Rossi.
Um dos principais resultados da reunião foi o início das articulações para a criação da Associação dos Maestros do Vale do Ivaí. A proposta busca ampliar a representatividade dos profissionais e fortalecer o trabalho desenvolvido pelas corporações musicais.
Participaram os maestros Ivan, de Rosário do Ivaí; Joel, de Manoel Ribas; Everton, de Jardim Alegre; Ruvaldo, de Godoy Moreira; Marcelo, de Lunardelli; e João Victor Stresser Costa, que representou os trabalhos musicais de São João do Ivaí, Arapuã, Cruzmaltina, Grandes Rios, Flórida do Ivaí e Colégio Santa Olga.
“Nosso objetivo é unir forças, ampliar oportunidades e fortalecer o trabalho realizado com centenas de jovens. A associação será um passo importante para construirmos novas possibilidades para a música na nossa região”, destacou o maestro João Victor.
O encontro também reforçou o papel das bandas e fanfarras na educação musical, na inclusão social e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. A mobilização abre caminho para novas parcerias e projetos regionais, com foco na valorização da música e na ampliação das oportunidades de participação.

