A Prefeitura de Ivaiporã iniciou um novo pacote de obras de pavimentação asfáltica que contempla ruas de diferentes bairros do município. O investimento é de R$ 10.634.481,85, por meio do programa Asfalto Novo, Vida Nova, do Governo do Paraná, e prevê melhorias em aproximadamente 4,7 quilômetros de vias urbanas.
Os trabalhos já começaram na Rua Uberlândia, na região central, e na Rua Luís Fabo, na Vila Nova Porã II. No Jardim Itapuã, as equipes iniciaram os serviços de preparação da base para receber a pavimentação.
O projeto contempla 4.784,97 metros lineares de vias e inclui, além da aplicação de asfalto, a construção de calçadas com estruturas de acessibilidade, como piso tátil para pessoas com deficiência visual e rampas de acesso para cadeirantes.
Os recursos são provenientes do programa estadual Asfalto Novo, Vida Nova, desenvolvido pelo Governo do Paraná, sob a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, em parceria com os municípios.
Confira as ruas que serão contempladas
O pacote de pavimentação abrange sete regiões de Ivaiporã, com obras previstas em diferentes ruas e trechos.
Jardim Paraná – 2.313,50 metros
Rua Mamborê: da Rua Manoel Ribas até a Rua Prudentópolis – 527,20 metros.
Rua Cascavel: da Rua Armando Presa até a Rua Prudentópolis – 386,80 metros.
Rua Peabiru: da Rua Guariaçu até a Rua Prudentópolis – 468 metros.
Rua Prudentópolis: da Rua Peabiru até a Rua Mamborê – 320,67 metros.
Rua Céu Azul: da Rua Campo Mourão até a Rua Mamborê – 114,48 metros.
Rua Sapopema: da Rua Campo Mourão até a Rua Mamborê – 114,48 metros.
Rua Tibagi, trecho 1: da Rua Campo Mourão até a Rua Mamborê – 116,66 metros.
Rua Tibagi, trecho 2: da Rua Campo Mourão até o início do asfalto existente – 40,11 metros.
Rua Umuarama: da Rua Mamborê até a pavimentação em pedra irregular existente – 225,10 metros.
Jardim Alvorada – 271,69 metros
Rua Bulha: da Rua São Sebastião até a Rua Palotina – 271,69 metros.
Vila Nova Porã III – 211,98 metros
Rua Califórnia: da Rua Maringá até a Rua São João do Ivaí – 211,98 metros.
Vila Nova Porã II – 1.101,56 metros
Rua Luís Fabo, trecho 1: da Rua Pires até a Rua Papagaios – 229,92 metros.
Rua Luís Fabo, trecho 2: da Rua Ascânio Mendonça até a Rua José Lari Ribeiro – 686,76 metros.
Rua José Lari Ribeiro: da Rua Luís Fabo até o asfalto existente – 184,88 metros.
Centro – 162,98 metros
Rua Uberlândia: da Avenida Aparício Bitencourt até a Rua Mandaguari – 162,98 metros.
Vila Nova Porã, Seção B – 438,66 metros
Rua Marialva: da Rua Feliciano Vidal até a Rua Kaloré – 198,32 metros.
Rua Assaí: da Rua Feliciano Vidal até a Rua Kaloré – 184,17 metros.
Rua Kaloré: da Rua Marialva até a Rua Assaí – 56,17 metros.
Jardim Itapuã – 284,60 metros
Rua Dom Pedro I: da Rua José Bonifácio até a Rua Duque de Caxias – 177,95 metros.
Rua Dom João VI: da Rua Pedro Vanzela Filho até a Rua Dom Pedro I – 52,31 metros.
Rua Duque de Caxias: da Rua Pedro Vanzela Filho até a Rua Dom Pedro I – 54,34 metros.
Obras também incluem calçadas e acessibilidade
Além da pavimentação, o projeto prevê a implantação de calçadas acessíveis, com piso tátil e rampas para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Os serviços também incluem a preparação e adequação das vias, etapas necessárias para garantir a qualidade e a durabilidade do novo asfalto.
Segundo a Prefeitura de Ivaiporã, a execução das obras busca melhorar as condições de circulação de veículos e pedestres, ampliar a segurança no trânsito e atender bairros que ainda possuem trechos sem pavimentação.
A administração municipal destaca que a parceria com o Governo do Estado permite a realização de investimentos em diferentes regiões da cidade.
Com a conclusão do pacote, a expectativa é de que os moradores das ruas contempladas tenham melhores condições de mobilidade, acessibilidade e infraestrutura urbana.



