ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Fatec Ivaiporã alinha Projetos Integradores em reunião na Incubadora Tecnológica









Dando sequência à Semana de Integração Pedagógica, a Fatec Ivaiporã realizou uma reunião com os professores responsáveis pelas disciplinas de Projeto Integrador, na quarta-feira, dia 4 de fevereiro, na Incubadora Tecnológica. O foco foi relacionado ao alinhamento das atividades, metodologias e diretrizes que vão orientar o desenvolvimento dos projetos ao longo do semestre.

O Projeto Integrador é uma disciplina presente nos cursos e visa aproximar teoria, prática e demandas da formação acadêmica, com ações voltadas à sociedade, projetando no ambiente acadêmico as experiências reais do mercado de trabalho – desde os primeiros períodos dos cursos.


A curricularização da extensão prevê a inclusão obrigatória de atividades extensionistas nos cursos de graduação, correspondendo a pelo menos 10% da carga horária total. A diretriz está prevista na Resolução CNE/CES nº 7/2018


Segundo a coordenadora de Ensino e Extensão, Patrícia Carvalhoos Projetos Integradores fazem parte da proposta pedagógica da Fatec Ivaiporã, que busca aproximar o ensino da prática às necessidades da população. “Os alunos desenvolvem projetos que atendem desde a área da Saúde à Engenharia, Arquitetura eCiências Contábeis. Cada curso atua conforme aespecificidade com foco em demandas concretas”, explicou a coordenadora. 


A Incubadora Tecnológica permite que projetos acadêmicos avancem para além da sala de aula e ganhem viabilidade prática. “As ideias podem se transformar em produtos ou serviços. O Projeto Integrador não precisa se encerrar como trabalho acadêmico e sim evoluir para uma iniciativa empreendedora”, reforçou Patrícia Carvalho.

 

Leg press portátil


Um exemplo citado durante a reunião foi o desenvolvimento de um leg press portátil por acadêmicas de Fisioterapia, pensado para atender pacientes acamados. O equipamento foi projetado, desenvolvido com apoio técnico e está disponível na Clínica de Fisioterapia da Fatec.


Além do alinhamento das etapas do Projeto Integrador, a programação incluiu a preparação de uma oficina de Design Thinking – metodologia adotada pela Fatec Ivaiporã e trabalhada com os professores para posterior aplicação em sala de aula.


Segundo o secretário municipal de Inovação e Cooperação Internacional, Eniel Bueno, a parceria com a Fatec Ivaiporã contribui para ampliar projetos voltados ao desenvolvimento econômico e acadêmico do município.“Receber os professores permite que conheçam a Incubadora Tecnológica e levem o conceito para a sala de aula. A ideia é incentivar os alunos a desenvolver projetos que possam ser incubados e se tornar empresas”, afirmouEniel Bueno informando que será lançado um edital para seleção projetos no fim do mês.

 

Aprimoramento 


O diretor acadêmico da Fatec Ivaiporã, Roni Ferreira, explicou que a reunião também teve como objetivo aprimorar a gestão dos Projetos Integradores – especialmente com o ingresso de docentes. “Cada semestre exige avaliação e ajustes. O alinhamento entre professores, coordenação de curso e a área de Ensino e Extensão é fundamental para que os projetos possam ser desenvolvidos de forma conjunta”, reforçou o diretoracadêmico. 


No final, Roni Ferreira agradeceu ao secretário Eniel Bueno pela parceria com a Fatec Ivaiporã e orientou os professores sobre a Mostra de Projetos Integradores (MOPI), prevista para junho, quando os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre serão apresentados.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA