O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta sexta-feira (22) a construção da ponte sobre o Rio Corumbataí, ligando os municípios de Godoy Moreira e Barbosa Ferraz, no Vale do Ivaí.
A obra, aguardada há anos pela população da região, terá investimento de R$ 29,9 milhões e vai substituir a atual travessia por balsa utilizada diariamente por moradores, trabalhadores e produtores rurais.
A nova ponte terá cerca de 135 metros de extensão e será construída em concreto. O convênio foi firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e a Prefeitura de Godoy Moreira. A licitação já está em fase final para início da execução da obra.
Ratinho Junior destacou que a nova estrutura vai melhorar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento regional.
“Resolvemos o problema da rodovia e agora estamos iniciando as obras da ponte sobre o Rio Corumbataí para aposentar a balsa e ligar definitivamente Godoy Moreira e Barbosa Ferraz”, afirmou o governador.
Segundo ele, a obra também vai beneficiar municípios vizinhos e reduzir o tempo de deslocamento de moradores, estudantes e trabalhadores da região.
Atualmente, a ligação entre os municípios depende de uma balsa em operação há mais de 20 anos. Sem a travessia direta, moradores precisam percorrer cerca de 70 quilômetros como rota alternativa entre as cidades.
A expectativa é que a nova ponte reduza em aproximadamente 75% o tempo de deslocamento entre os municípios, facilitando o transporte de pacientes, estudantes e o escoamento da produção agrícola.
O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, afirmou que a obra representa uma conquista histórica para o município.
“A obra vai ser de grande importância para o nosso município, para Barbosa Ferraz e para todo o Vale do Ivaí. Vai diminuir muito o tempo até Barbosa Ferraz, Campo Mourão e outras localidades”, destacou.
Já o prefeito de Barbosa Ferraz, Carlos Caxão, ressaltou que a ponte vai transformar a realidade da região.
“Temos uma grande dificuldade com a balsa, porque às vezes o rio enche e não dá para passar. Essa ponte agora vai transformar a nossa região, vai mudar totalmente a vida das pessoas”, disse.
Além da ponte, o Governo do Estado anunciou aproximadamente R$ 17,9 milhões em novos investimentos para Godoy Moreira, incluindo pavimentação rural e urbana, construção de barracão industrial, reforma do Centro de Convivência do Idoso e entrega de maquinários para fortalecimento da agricultura e infraestrutura rural.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, além dos deputados federais Sandro Alex e Luísa Canziani, deputados estaduais e demais autoridades.

.png)
