Uma moradora de Ivaiporã foi vítima de estelionato após cair no golpe da falsa prova de vida. O caso foi registrado pela Polícia Militar na manhã de sábado (27), após a vítima procurar a corporação para relatar o crime.
Segundo o boletim de ocorrência, a idosa informou que recebeu uma ligação de um homem que alegou ser necessário realizar uma prova de vida para evitar o cancelamento do pagamento de seu benefício. Durante a conversa, o golpista fez uma chamada de vídeo e passou orientações sobre os procedimentos que deveriam ser realizados no celular da vítima.
Após encerrar a ligação, a mulher desconfiou da situação e acessou o aplicativo do banco, quando percebeu que havia sido retirada de sua conta a quantia de aproximadamente R$ 1.500,00.
Diante do prejuízo, a vítima registrou um boletim de ocorrência e pretende solicitar ao banco a tentativa de recuperação do valor. Ela também recebeu orientações da Polícia Militar sobre os procedimentos cabíveis.
A PM reforça o alerta para que aposentados e pensionistas nunca realizem procedimentos bancários orientados por desconhecidos durante ligações ou chamadas de vídeo. Em caso de dúvida, a recomendação é procurar diretamente a instituição financeira ou o órgão responsável pelo benefício antes de fornecer qualquer informação ou acessar aplicativos bancários.


