ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quarta-feira, 8 de julho de 2026

Fafijan encerra atividades às vésperas de completar 60 anos



A Faculdade de Jandaia do Sul, a Fafijan, comunicou oficialmente o encerramento definitivo de suas atividades acadêmicas. A instituição completaria 60 anos de fundação em dezembro de 2026.

A decisão foi justificada por mudanças no setor educacional e questões financeiras. A faculdade já vinha reduzindo suas operações, pois não recebia novos estudantes desde 2022 e formou sua última turma em dezembro de 2023.

Mantida pela Fundação Educacional Jandaia do Sul, a Fafijan foi criada em 1966 e, ao longo da história, formou mais de 20 mil alunos na graduação e 5 mil na pós-graduação.

A instituição oferecia cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis e Psicologia. O comunicado de fechamento definitivo foi assinado pela diretora Mirian Regina Brischiliari de Araújo.

Com o encerramento, a prioridade passa a ser o atendimento aos ex-alunos e a organização da documentação acadêmica remanescente.

Estudantes que precisam retirar histórico escolar, ementas ou dar andamento a processos de expedição e registro de diplomas devem procurar a secretaria da faculdade até o dia 14 de dezembro de 2026.

O atendimento presencial ocorre na sede da instituição, localizada na Rua Doutor João Maximiano, número 426, no Centro de Jandaia do Sul. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30.

A Fafijan também disponibilizou atendimento pelo e-mail protocolo@fafijan.br e pelo telefone com WhatsApp (43) 92000-3116.

A direção informou que todo o acervo acadêmico será digitalizado, catalogado e transferido para uma instituição regularmente habilitada até o fim do ano. A medida busca garantir a guarda permanente da documentação e a emissão de certidões e demais documentos, conforme a legislação.

Quando anunciou que deixaria de receber novos alunos, em 2023, a Fafijan já havia citado questões financeiras, mudanças demográficas e novas demandas no campo da educação como fatores que pesaram na decisão.

Atualmente, parte da sede da faculdade é locada para a Universidade Federal do Paraná até a construção do campus próprio da instituição em Jandaia do Sul.

Fonte: TNOnline

Edição: Canal HP

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL