ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 19 de junho de 2026

Cresol promove reflexão sobre neurodiversidade em celebração ao Dia do Orgulho Autista




A Cresol União dos Vales realizou, na noite de quinta-feira (18), uma palestra em celebração ao Dia do Orgulho Autista, no Centro Administrativo da cooperativa, em Ivaiporã. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre educadores, familiares e membros da comunidade, com o objetivo de promover conhecimento, conscientização e inclusão.



A abertura foi conduzida pelo presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva, que destacou a importância de promover espaços de diálogo e aprendizado. “Somos uma cooperativa de crédito, mas, antes de tudo, uma cooperativa feita por pessoas e para pessoas. Por isso, buscamos criar oportunidades de aprendizado e reflexão, como esta palestra, que ajudam a construir comunidades mais conscientes e acolhedoras”, afirmou.

A programação contou com a participação da neuropsicopedagoga Francine Guilherme, especialista em Neurociência da Educação e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Durante a palestra, ela abordou temas relacionados à neurodiversidade, inclusão e à construção de ambientes mais acolhedores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Falar sobre autismo é muito mais do que conhecer as especificidades do diagnóstico. Hoje, conversamos sobre a importância de enxergar a pessoa que convive com o autismo. Foi um momento muito especial que a Cresol, com um olhar humano e cuidadoso, proporcionou”, destacou Francine.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi o depoimento da colaboradora do Setor de Recuperação de Crédito da Cresol, Beatriz Lobato de Moraes, que compartilhou sua experiência após receber o diagnóstico de TEA aos 25 anos. Ela falou sobre os desafios enfrentados, o processo de descoberta na fase adulta e o acolhimento recebido no ambiente de trabalho.



“O momento de hoje foi extremamente importante e demonstra o olhar atento que a cooperativa tem para as pessoas. A Cresol mostrou que inclusão não é apenas um tema para ser debatido, mas um compromisso que precisa ser vivido e colocado em prática diariamente”, ressaltou.

A ação contou com o apoio do Sescoop/PR, parceiro da cooperativa em iniciativas voltadas à educação e ao desenvolvimento humano, fortalecendo ações que promovem conhecimento, inclusão e transformação social.

Fonte: Assessoria/Cresol

Edição: Canal HP


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

IVAIPORÃ

IVAIPORÃ - REFIS 2026

SÃO PEDRO DO IVAÍ

SÃO JOÃO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

FAXINAL

FAXINAL